CICLO CORPO ESPAÇO MATÉRIA

Encontros do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Aula Magna, fbaup

Estação #0 A MEMÓRIA DA MÃO

MARÇO 2018
A partir da exposição A Memória da Mão, de Efraín Almeida (Ceará, Brasil, 1964), patente na Galeria MCO, no Porto, a propósito da sua mais recente Residência Artística no Espaço Maus Hábitos/Associação Saco Azul, conversou-se sobre as relações que o artista mantém com a cidade do Porto, os artistas portugueses e Portugal, desde os anos 1990. Contámos com a presença de Efraín Almeida e Daniel Ramos Pires.

Concluído


Estação #1 ARTE, CULTURA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

OUTUBRO 2018 - JANEIRO 2019
As reflexões surgidas nesta matriz metodológica conduziram a temas do presente que se encontram para além das versões oficiais sobre o mundo. A partir do conjunto de propostas recebidas foram organizadas três sessões que dão a conhecer alguns pontos de vista sobre: a obsolescência de um determinado tempo histórico, o misterioso papel da cultura suburbana nas artes plásticas e as inúmeras possibilidades criativas que algumas redes sociais permitem estabelecer nas práticas artísticas. Contámos com a presença de Eliana Sousa Santos, Inês Moreira, Hugo Oliveira, Rui Torres, Cristiana Felgueiras, Lídia Marôpo e Daniela Coimbra.

Concluído


Estação #2 O Processo do Artista e a Experiência Incorporada

ABRIL - JUNHO 2019
Com foco na ação e na representação dessa ação, os participantes foram convidados a expor as suas metodologias de trabalho e como estas colocam inúmeros desafios às formas presentes e passadas da atividade artística. Contámos com a presença de Claire de Santa Coloma, Laura Castro, Cláudia Amandi, Miguel Bonneville, Pedro Arrifano, Filipa Cruz, Helena Elias, Ana Tomé, Vasco Cardoso.

Concluído


3ª Estação Espaços de Ensaio nas Práticas Artísticas

MARÇO - MAIO 2020
A estação entende o espaço de trabalho como um momento onde projetos artísticos finalizados, propostas em progresso e os vestígios da atividade de pesquisa se envolvem num caos controlado.

A decorrer


4ª Estação Da Materialidade do Tempo

OUTUBRO - DEZEMBRO 2020
Refletirá sobre o significado da materialidade nas práticas artísticas recentes através de uma noção de proximidade temporal e da experiência física projetos, independentemente de a mesma se manifestar como um objeto ou como uma experiência efémera.

Open Call