Com o foco na ação e na representação dessa ação, esta estação de três encontros convida a audiência a participar na desconstrução de estratégias plásticas, visuais e espaciais que desenvolvem, expondo algumas das metodologias de caráter interdisciplinar de trabalho que exploram e que colocam inúmeros desafios às formas presentes e passadas da atividade artística.
Proposições de um processo artístico
Claire Santa Coloma
Artista Plástica, Mestre em Investigação em Artes Visuais (Paris University I - La Sorbonne), vencedora do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP em 2017.
A pretexto do trabalho de Claire Santa Coloma, Laura Castro, Cláudia Amandi e a própria artista conversam sobre alguns dos desafios, presentes e passados, da sua atividade artística. Esta sessão estabelecerá uma intromissão no processo criativo de Claire Santa Coloma propondo uma aproximação do observador à dinâmica operativa da artista - pontos de partida, experiências, escolhas, anotações, métodos, entre outros. Debater-se-á sobre ações que, na sua relação processual, convergem na focagem de ideias, temas e formas, tais como se nos apresentam. A partir das experiências de Laura Castro, conhecedora das problemáticas atuais da escultura, e de Cláudia Amandi da interseção do desenho e da escultura, esta sessão será um momento privilegiado de troca de ideias entre pares. A sessão será acompanhada por Paula Neves, doutoranda em Artes Plásticas, que irá produzir um artigo a partir da sessão, a publicar no final da temporada.
extra-comentadora convidada: Laura Castro, Professora Auxiliar da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Membro integrado do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR/UCP)
comentadora: Claudia Amandi, Professora Auxiliar do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Investigadora integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS).
estudante phd: Paula Neves, doutoranda em Artes Plásticas / FBAUP
Tendo como ponto de partida a obra multidisciplinar de M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville, com especial foco no seu mais recente projeto serial A Importância de Ser, o artista, Pedro Arrifano e Filipa Cruz conversam sobre o seu processo de desaparição/despersonalização através da arte, e de como esse mesmo processo coloca em causa problemas de várias ordens: funcionais, literárias, laborais, domésticas, religiosas, estéticas. A sessão será acompanhada por Inês Veloso, doutoranda em Artes Plásticas, que irá produzir um artigo, a publicar no final da 2ª Estação.
extra-comentador convidado: Pedro Arrifano, docente convidado na Faculdade de Ciências Sociais Humanas e Faculdade de Arquitetura de Lisboa.
comentador: Filipa Cruz, artista, investigadora e professora auxiliar convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Paris College of Art e no Instituto Politécnico de Coimbra.
estudante phd: Inês Veloso, artista, investigadora e doutoranda em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
A propósito da residência artística de Helena Elias no Museu de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico de Lisboa, em 2018, Ana Tomé, Vasco Cardoso e a própria artista conversam sobre os processos, a natureza e as funções associados ao desenho artístico e ao desenho técnico. O primeiro mais frequentemente associado à mundo-visão do artista, ao seu reportório conceptual e poético, e o segundo, constituído por um sistema rígido de procedimentos aparentemente objetivos, relacionado a representações de ideias com vista à sua ampla divulgação e reprodução. O encontro estabelecerá uma reflexão sobre o convívio in loco entre a prática da artista, o acervo em exposição permanente e a preparação de uma exposição temporária de instrumentos de desenho técnico com organização de Ana Tomé. A sessão foi acompanhada pela investigadora Ana Temudo que se encontra neste momento a trabalhar sobre o artigo para publicação.
extra-comentador convidado: Ana Tomé, docente do Instituto Superior Técnico no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos desde 2007. Diretora-adjunta da gestão dos museus do IST desde 2017.
comentador: Vasco Cardoso, Professor Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Investigador integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS).
estudante phd: Ana Temudo, mestre em Museologia pela FLUP e candidata a doutoramento no IHA.UNL.