Organização
Ciclo de Encontros do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
O CEM — Corpo, Espaço, Matéria é uma iniciativa de investigadores do i2ADS da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE – IPP), que acolhe artistas e investigadores para debater metodologias artísticas e formas de pesquisa na interseção da arte e da sociedade. Cada temporada de encontros propõe um foco temático sugerido por um convidado e um extra-comentador, acompanhadas por investigadores do i2ADS. A participação de convidados e extra-comentadores investigadores experientes e exteriores ao centro de investigação da FBAUP/ESMAE, realça o carácter científico destes encontros. Estes não são apenas uma conversa, mas um momento privilegiado de troca de ideias entre pares. O formato de cada sessão muda de acordo com os convidados, os extra-comentadores e a natureza das suas apresentações.
Objetivos e Públicos a que se dirige
O ciclo CEM—Corpo, Espaço, Matéria propõe-se contribuir para:
• a fertilização de ideias e cruzamento de pesquisas sobre práticas artísticas e criativas.
• uma reflexão sobre os principais desafios que ajudam a compreender as mudanças ocorridas nas artes e no design no século XXI.
• o fortalecimento de uma comunidade de investigação na FBAUP/ESMAE como resposta direta aos desenvolvimentos e necessidades específicas das artes e do design.
O ciclo Corpo, Espaço, Matéria organiza-se no sentido de contribuir para a missão do i2ADS em fomentar uma comunidade de investigação, despertando os estudantes dos vários ciclos de estudo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo para as inúmeras possibilidades da investigação que estas duas instituições geram. O i2ADS foi criado em 2011 e no início de 2018 foi sujeito a um plano de reestruturação, estando atualmente a sua atividade organizada em “centros de pesquisa” que se distribuem pelas áreas das Artes Plásticas, o Desenho, o Design, os Estudos Artísticos, a Educação Artística da Música e das Artes do Espectáculo. Os seus cerca de 26 membros integrados distribuem-se por projetos de investigação que se focam em assuntos relacionados com estas áreas de pesquisa. Organizamos um ciclo que promove uma interseção entre centros de investigação, mas e sobretudo entre pares que pretendem contribuir para a fertilização de ideias e cruzamento de investigações. O ciclo CEM destina-se assim a vários segmentos de público da comunidade académica da FBAUP, em particular, ao 1º ciclo, 2º e 3º ciclos de estudo, mas também da Comunidade UP.
i2ADS - Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE- IPP), estudantes dos vários ciclos de estudo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto para as inúmeras possibilidades da investigação que esta instituição gera. O i2ADS foi criado em 2011 e no início de 2018 foi sujeito a um plano de reestruturação, estando atualmente a sua atividade organizada em “centros de pesquisa” que se distribuem pelas áreas das Artes Plásticas, o Desenho, o Design, os Estudos Artísticos, a Educação Artística da Música e das Artes do Espetáculo. Os seus cerca de 26 membros integrados distribuem-se por projetos de investigação que se focam em assuntos relacionados com estas áreas de pesquisa. Organizamos um ciclo que promove uma interseção entre centros de investigação, mas e sobretudo entre pares que pretendem contribuir para a fertilização de ideias e cruzamento de investigações. O ciclo CEM destina-se assim a vários segmentos de público da comunidade académica da FBAUP, em particular, ao 1º ciclo, 2º e 3º ciclo de estudos, mas também da Comunidade UP.
FBAUP – Faculdade de Belas da Universidade do Porto
ESMAE - É uma instituição de ensino superior politécnico vocacionada para o ensino, a investigação e a prestação de serviços à comunidade que assume como principal missão promover e desenvolver o conhecimento no âmbito da música e das artes cénicas. Prossegue os seus fins em diversos domínios artísticos que visão a formação de profissionais no mercado de trabalho, se comportem como os mais competentes técnica e artisticamente e, enquanto pessoas, se mostrem críticos e reflexivos, capazes de atuar como agentes transformadores da sociedade; b) A realização de atividades de pesquisa e de investigação; c) A experimentação e produção artísticas; d) A realização ou participação em programas de desenvolvimento; e) A prestação de serviços à comunidade. f) O fomento, organização e apoio às ações de difusão da cultura no âmbito das suas áreas de competência (e afins); g) Contribuir para a criação de novos hábitos culturais e de públicos mais críticos e exigentes.
RUTE ROSAS (org.)
visitar website
Artista Plástica – Escultora. Investigadora Integrada do CITCEM e Investigadora Colaboradora do I2ADS. Desde 1999, é Professora do Departamento de Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) – a primeira professora de Escultura da U.Porto, nesta área de conhecimento. Doutora em Arte e Design: Artes Plásticas – Escultura com a tese A autocensura como Agente Poético Processual da Criação Escultórica - Projectos, Processos e Práticas Artísticas. Mestre em Arte Multimédia com a dissertação A Percepção Somatossensorial da Obra de Arte - Pressupostos de um Projecto Artístico. Possui formação complementar em som digital, imagem digital, fundição por cera perdida, resinas de poliéster, artes e técnicas de tecidos, técnicas de vidro, música clássica e ballet clássico. É coordenadora científica da Área de Escultura do Mestrado em Artes Plásticas (MAP-E), membro da comissão Científica da Licenciatura em Artes Plásticas (LAP), membro do Conselho Científico e do Conselho de Representantes da FBAUP, entre outros cargos oficiais além da docência. Expõe regularmente desde 1996. Premiada e com múltiplas distinções, o seu trabalho está representado em inúmeras instituições e coleções particulares em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Canadá e Brasil.
SOFIA PONTE (org.)
visitar website
Investigadora e professora na Universidade do Porto. Doutorada em Arte e Design, especialidade Estudos Museais, pela Faculdade de Belas Artes (FBAUP) com a tese Transformar Arte Funcional em Objeto Museal (2016). Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2012 a 2016. Mestre em Visual Studies pela School of Architecture and Planning do Massachusetts Institute of Technology, com o projeto Daydreaming Devices (2008). Membro integrado do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+).