Participantes

Ciclo de Encontros do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

bruno_bio

BRUNO MINISTRO
visitar website

Artista e investigador, bolseiro de doutoramento do Programa FCT no Centro de Literatura Portuguesa e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É licenciado em Línguas Modernas pela FLUC (2011) e mestre em Edição de Texto pela FCSH-UNL (2015). É co-editor do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa/UFP e colaborador do Consortium on Electronic Literature.

constanca_bio

CONSTANÇA BABO

Constança Babo frequenta o doutoramento em Arte dos Média na Universidade Lusófona do Porto.Mestre em Estudos Artísticos - Teoria e Crítica de Arte pela FBAUP e licenciada em Fotografia pela Escola Superior Artística do Porto. Conta com inúmeros textos críticos publicados, maioritariamente na revista online ArteCapital e também na revista Umbigo. A par do trabalho de escrita dedica-se à fotografia de exposições, eventos de arte e arquitetura.

cristiana_bio

CRISTIANA FELGUEIRAS
visitar website

Artista e blogger. O seu trabalho abrange vários processos, técnicas e recursos que são utilizados principalmente em função da escultura, incluindo frequentemente a imagem, o som e o design. Participa com frequência em exposições de arte, em criações de espaços cénicos e em performances musicais, em grupo e a solo, às vezes como artista outras como instrumentista.

daniela_bio

DANIELA COIMBRA

Estudou canto, piano e flauta de bisel. Professora e investigadora na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto na área de Psicologia da Música (ESMAE) e membro integrado do i2ADS. Licenciada em Educação Musical. Mestre em Psicologia da Música, onde o foco da sua investigação foi a memória dos pianistas, pela Universidade de Sheffield, Reino Unido. Doutora pela mesma universidade com o projeto de investigação acerca da personalidade dos cantores de ópera.

eliana_bio

ELIANA SOUSA SANTOS
visitar website

Arquiteta, investigadora e professora auxiliar no Departamento de Arquitetura do ISCTE, em Lisboa. Foi galardoada com o Prémio Fernando Távora em 2017. Atualmente, trabalha no projeto "Forma do tempo de George Kubler: O efeito historiográfico da arquitetura plana portuguesa no Portugal pós-revolucionário" no CES, Universidade de Coimbra, com uma bolsa de investigação FCT. Curadora da exposição "A Forma da Planície" (Museu Gulbenkian Lisboa). Licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa, mestre pela Universidade de Coimbra e doutorada pela Universidade de Londres. Pós-doutoramento na Universidade de Yale.

hugo_bio

HUGO OLIVEIRA
visitar website

Artista, investigador e colecionador de música. O seu interesse por sons toma forma na seleção, coleção, dj, comercialização e investigação de qualquer formato físico e experimental onde o som pode ser identificado. Elemento da equipa de investigação da exposição “Musonautas, Visões & Avarias; 1960-2010 - 5 Décadas de Inquietação Musical no Porto" na Galeria Municipal do Palácio, Porto. Mestre em Artes Musicais pela FCSHUNL e licenciado em Artes Plásticas - Pintura pela FBAUP. Iniciou o doutoramento em Etnomusicologia na FCSHUNL com o tema "Editoras Luso-Africanas em Lisboa na década de 1970 - Edições Voz de Cabo Verde."

claudia_bio

CLÁUDIA AMANDI
visitar website

Professora Auxiliar do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Investigadora integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Interessa-se por ações e métodos de trabalho no processo criativo e nos cruzamentos entre escultura e desenho. Doutorou-se na área do Desenho pela FBAUP, em 2010, com a investigação Funções e Tarefas do Desenho no Processo Criativo. Ao longo dos anos, o seu trabalho autoral foi convergindo para processos de repetição, interessando-se particularmente por aqueles que, na sua aparência mecânica de execução, deslocam o referente do resultado.

efrain_bio

EFRAÍN ALMEIDA

Escultor sediado no Rio de Janeiro. A sua obra baseia-se na apropriação do imaginário e da religiosidade popular. Interessado pelos fenómenos da fé, Almeida regista nos seus trabalhos as marcas físicas que certos tipos de religiosidade deixam no corpo humano. A utilização de entalhes de artesãos populares e de ex‐votos são um traço comum na sua obra, que lhes dá uma conotação levemente subversiva e os desloca de seu contexto original. São peças que evocam a harmonia do popular e o erudito, o instintivo e o calculado, o simples e o sofisticado. Entre as exposições em que participou destacam-se Infância Perversa, no Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, e no Museu de Arte Moderna, Salvador (1995); a exposição individual no Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela (2001) e na Bienal Internacional de Buenos Aires, em 2002.

pedroarrifano_bio

PEDRO ARRIFANO
visitar website

Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas da Ética, Estética e Metafísica. Doutorando, no último ano e bolseiro da FCT, de História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais Humanas de Lisboa e Investigador do CHAM (Centro de História Aquém além-Mar) no grupo "Pensamento Moderno e Contemporâneo". Vários artigos escritos em revistas nacionais e internacionais e participação em diversos colóquios no âmbito da Filosofia e da Arte. Docente convidado na Faculdade de Ciências Sociais Humanas e Faculdade de Arquitetura de Lisboa nos programas de Mestrado e Doutoramento nas áreas da Filosofia e da Arte.

miguel_bio

MIGUEL BONNEVILLE
visitar website

Introduz-nos a histórias autobiográficas centradas na desconstrução e reconstrução da identidade através de performances, desenhos, fotografias, vídeo, música e livros de artista. Desde 2003 tem apresentado o seu trabalho em galerias de arte e festivais nacionais e internacionais, sobretudo os projectos seriados 'Family Project', 'Miguel Bonneville’ e ‘A Importância de Ser’. Recebeu o Prémio Ex Aequo (2015) pelas performances ‘Medo e Feminismos’, em colaboração com Maria Gil, e ‘A Importância de Ser Simone de Beauvoir’. Lecciona esporadicamente composição de performance autoral em diferentes estruturas nacionais e internacionais.

peter_bio

PEDRO BROCHADO
visitar website

Artista e designer. Desenvolve a sua prática de construção de imagens através da apropriação de narrativas, com uso de recombinação e subversão da informação. Muito a dizer e pouco espaço para escrever num constante cruzamento entre o analógico e o digital com um forte interesse pela imunidade, pela identidade e pelo design fantasma.

daniel_bio

DANIEL RAMOS PIRES
visitar website

Fotógrafo de moda, programador e produtor cultural nas áreas das artes plásticas, fotografia, música, teatro, artes performativas e dança. Licenciado em Fotografia pela Escola Superior Artística do Porto (1996), realizou o Mestrado em Design da Imagem na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2012). Em 2001 dá origem ao Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos e em 2002 funda a associação Cultural Saco Azul, entidade financiada pela Dgartes entre 2008 até 2017, integrando num projeto cultural multidisciplinar os artistas que circulam pelo Maus Hábitos. Participa na Guimarães Capital da Cultura 2012 com a programação do projeto “ON OFF - Laboratório de Criatividade Urbana”. Em 2014, é eleito para a direção do Coliseu do Porto, pela associação Amigos do Coliseu, integrando uma equipa de 5 diretores. É ainda membro da direção da ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas juntamente com a Fundação de Serralves, a Casa da Música, a RTP; a SRU; o INTER RISCO – BPI e Centro Cultural Vila Flor.

anatome_bio

ANA TOMÉ
visitar website

Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) e doutorou-se na mesma área científica pelo Instituto Superior Técnico (IST), em 2010. É docente deste instituto no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos desde 2007. Assume a direção adjunta para a gestão dos museus do IST desde 2017. O seu trabalho como investigadora, enquadrado no grupo de Estudos da Construção do Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS), centra-se na exploração de processos digitais, incluindo levantamentos 3D automáticos sem contacto, aplicados ao estudo, preservação e gestão do património construído.

hernani_bio

HERNÂNI REIS BAPTISTA
visitar website

Hernâni Reis Baptista (Vila do Conde, 1986) é licenciado em Artes Plásticas - Multimédia, pela FBAUP. Tem vindo a expor desde 2011 em exposições individuais e coletivas. Trabalha maioritariamente com instalação, escultura, video e diversos processos digitais.

oscarfaria_bio

ÓSCAR FARIA
visitar website

Óscar Faria (Porto, 1966) é historiador, crítico de arte, ensaísta e curador. Mestre em Estudos Artísticos – Teoria e Crítica de Arte (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) e doutorando em História da Arte Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa), onde prepara uma tese acerca da obra de Álvaro Lapa. Entre 1992 e 2011 foi jornalista e crítico do jornal Público. Actualmente faz a curadoria do ciclo de seis exposições “Animalidades e outras botânicas” (Casa das Artes, Porto, 2019-2020).

ramiroguerreiro_bio

RAMIRO GUERREIRO
visitar website

Frequentou o curso de Arquitectura na Universidade do Porto para passar ao Programa de Estudos Independentes na Maumaus - Escola de Artes Visuais. Tem exposto com regularidade desde 2003. Em 2005 recebeu uma Menção Honrosa pela exposição nos prémios EDP Novos Artistas e foi também premiado na 1ª edição do "BES revelação" (Casa de Serralves, Porto). Fez residências artísticas na Künstlerhaus Bethanien, em Berlim (2014/15) e na Casa Velazquez, em Madrid (2007/ 08), ambas com bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian.

jorgemarques_bio

JORGE MARQUES
visitar website

Jorge Marques, é artista plástico e assistente na área científica de Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde lecciona desde 1998. Em 1996 conclui o ciclo Especial de Artes Plásticas – Pintura, Faculdade de Belas Artes do Porto. Doutorou-se com o tema – “O processo como circunstância do desenho”. Desenvolve trabalho artístico em Desenho, Pintura e Fotografia. Expõe individual e colectivamente desde 1993.

margaridareis_bio

MARGARIDA REIS
visitar website

Margarida Reis é pioneira na especialização das Artes do Têxtil no Porto. Expõe desde 1986 com objectos têxteis que desafiam certas regras ligadas à tapeçaria e tecelagem, relacionando várias tecnologias associadas às técnicas de agulha e malha. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1993 e 1995, período de grande produção que propiciou a realização da sua primeira exposição individual “A Linguagem Amorosa dos Têxteis” na Cooperativa Árvore, no Porto, em 1995. Conceptualmente interessa-lhe a memória da tapeçaria, desenvolver o seu legado justapondo com elementos que retira da natureza, como a espiral, o buraco negro, a rede, as suas memórias e inquietações sobre o ser, a origem e o eterno retorno.

ines_bio

INÊS MOREIRA
visitar website

Arquiteta, curadora e professora auxiliar convidada na FBAUP. Membro integrado do IHA/FCSH/NOVA, onde desenvolve a sua atual pesquisa de pós-doutoramento, que se debruça sobre arquiteturas em ruína, memórias coletivas, edificado histórico proscrito e outros territórios artificiais, como territórios ou espaços pós-industriais. Editora e autora de vários ensaios e projectos curatoriais que entendem a arquitetura como campo cultural.

lidia_bio

LÍDIA MARÔPO
visitar website

Investigadora e professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal. Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL), onde desenvolveu sua investigação de pós-doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É graduada em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Ciências da Comunicação, Estudos dos Media e do Jornalismo e doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL.

mauricio_bio

MAURÍCIO ALFAYA
visitar website

Artista e candidato ao doutoramento em Arte e Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o projeto de investigação "Fora do Mundo" sob orientação da professora doutora Rute Rosas. É professor Assistente na Universidade Federal de Vale de S. Francisco, Brasil.

rui_bio

RUI TORRES
visitar website

Poeta, investigador e professor associado com agregação na UFP. Tem vários livros, artigos e outras publicações sobre literatura, semiótica da comunicação e cibertextualidades. É diretor da Revista Cibertextualidades e membro de Board of Directors da Electronic Literature Organization. Participa em conferências em vários países. Tem trabalhos criativos de literatura electrónica e é o coordenador do Arquivo Digital PO.EX

rute_bio

RUTE ROSAS (org.)
visitar website

Artista Plástica – Escultora. Investigadora Integrada do CITCEM e Investigadora Colaboradora do I2ADS. Desde 1999, é Professora do Departamento de Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) – a primeira professora de Escultura da U.Porto, nesta área de conhecimento. Doutora em Arte e Design: Artes Plásticas – Escultura com a tese A autocensura como Agente Poético Processual da Criação Escultórica - Projectos, Processos e Práticas Artísticas. Mestre em Arte Multimédia com a dissertação A Percepção Somatossensorial da Obra de Arte - Pressupostos de um Projecto Artístico. Possui formação complementar em som digital, imagem digital, fundição por cera perdida, resinas de poliéster, artes e técnicas de tecidos, técnicas de vidro, música clássica e ballet clássico. É coordenadora científica da Área de Escultura do Mestrado em Artes Plásticas (MAP-E), membro da comissão Científica da Licenciatura em Artes Plásticas (LAP), membro do Conselho Científico e do Conselho de Representantes da FBAUP, entre outros cargos oficiais além da docência. Expõe regularmente desde 1996. Premiada e com múltiplas distinções, o seu trabalho está representado em inúmeras instituições e coleções particulares em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Canadá e Brasil.

sofia_bio

SOFIA PONTE (org.)
visitar website

Investigadora e professora auxiliar convidada na FBAUP. Doutorada em Arte e Design, especialidade Estudos Museais, com o projeto “Transformar Arte Funcional em Objeto Museal”. Mestre pela School of Architecture and Planning do Massachusetts Institute of Technology. Co-fundadora do coletivo Media Instáveis com quem realizou as exposições "Faz tu Mesmx — Arte por Instrução" e "O Livro Disperso". Tem vários textos publicados sobre arte pública recente, museologia e mulheres nas artes plásticas. Membro integrado do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+).

vasco_bio

VASCO CARDOSO
visitar website

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Doutor em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Professor Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Investigador integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e colaborador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Investiga sobre a morfologia urbana e dos territórios, bem como sobre as suas representações. Presentemente também se tem dedicado ao projeto Drawing in the University Today (DUT) e ao desenvolvimento de redes internacionais de investigação sobre a participação da Geometria no ensino artístico e prática artística, sob os mais variados perfis e abrangências.

lauracastro_bio

LAURA CASTRO
visitar website

Professora Auxiliar da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Membro integrado do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da mesma Escola. Entre o início da década de 1990 e 2006 trabalhou no sector cultural. Publicou artigos e livros sobre arte portuguesa dos séculos XIX a XXI e desenvolveu pesquisa para diferentes exposições. Doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o trabalho Exposições de arte contemporânea na paisagem. Antecedentes, problemática e práticas (2010).

filipa_bio

FILIPA CRUZ
visitar website

Artista, investigadora e professora auxiliar convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Paris College of Art e no Instituto Politécnico de Coimbra. Doutorada em Arte e Design – Artes Plásticas pela FBAUP com a tese “Tudo o que te queria dizer: a indefinição, ilegibilidade, insuficiência da linguagem na prática artística”. Tem vindo a expor em Portugal e em França. Relaciona escultura, instalação e literatura numa imagem escultural que é, à vez, eterna e efémera. Colaborou com o Espace des Arts sans Frontières em Paris, entre 2014 e 2016. Membro integrado do i2ADS.

helena_bio

HELENA ELIAS
visitar website

Artista investigadora que faz parte de uma geração Erasmus, que estudou e viveu em cidades como Lisboa, Aberdeen e Barcelona e frequentou várias Faculdades de Belas Artes, obtendo graus académicos em diferentes sistemas de educação e investigação em Escultura (1999, 2000, 2007). Reconheceu por isso a necessidade de pensar o lugar da investigação artística na academia. A experiência diversa ajudou-a posicionar a sua prática artística dentro da cultura académica de investigação europeia e de negociar níveis de articulação da sua investigação artística com outros domínios disciplinares. Prática artística, ensino, investigação são as atividades que moldam o seu desempenho científico-artístico, alimentados simultaneamente pela ação da prática e reflexão teórica.

paulaneves_bio

PAULA NEVES
visitar website

Artista Visual e investigadora das práticas processuais do desenho num contexto contemporâneo, reflexivo e experimental. Frequenta o doutoramento em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Mestre em Arte Multimédia e licenciada em Artes Plásticas-Escultura pela FBAUP.

claire_bio

CLAIRE DE SANTA COLOMA
visitar website

A prática de Claire de Santa Coloma é baseada principalmente na Escultura mas o seu trabalho artístico também inclui desenhos e composições em papel. Conceptualmente, a sua atividade surge como resposta ao ambiente físico, enquadrando-a (a atividade) no tempo e no espaço. Centrado na economia de formas tridimensionais abstratas, Santa Coloma constrói manualmente os objetos que produz, usando materiais encontrados ou adquiridos - geralmente específicos a um lugar que, por sua vez, impõe vários parâmetros. A economia de um lugar e seu contexto fazem parte das suas intervenções. Nascida em Buenos Aires, Argentina, atualmente vive em Lisboa, Portugal. Vencedora do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP em 2017.

anatemudo_bio

ANA TEMUDO
visitar website

Licenciada em Artes-Plásticas (Pintura) e pós-graduada em Estudos Artísticos pela FBA.UP. Mestre em Museologia pela FL.UP. Candidata a Doutoramento no IHA.UNL. Participa em projetos de criação como artista-plástica e colabora em projetos de museologia e curadoria nacionais e internacionais. Tem artigos publicados em revistas com arbitragem científica nacional e internacional e é co-autora de 2 livros.

inesveloso_bio

INÊS VELOSO
visitar website

Artista, investigadora e doutoranda em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou o Master of Arts in Visual Arts: Photography na Artesis Plantijn Hogeschool Antwerpen (AP), com o projeto "Landscape of a Dream". Também na Bélgica, realizou o projeto final de curso "A Little Girl in a Woman’s Body" em programa ERASMUS+ na Karel de Grote University College (KdG). Licenciada em Tecnologia da Comunicação Audiovisual na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

isabelquaresma_bio

ISABEL QUARESMA
visitar website

Iniciou seus estudos com um Curso de Design de Moda na Citex, Porto (1986), onde mais tarde leciona, tornando-se coordenadora assistente do mesmo (1987-1996). Fez um Curso de Pós-Graduação em Design Têxtil no ramo de tecelagem na Academia de Florença de Design de Moda (1990). Licenciou-se em Belas Artes no ramo da Pintura (2011) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde terminou recentemente seu mestrado em Técnicas de Desenho e Impressão (2014). Participou na Bienal Contemporânea de Arte e Têxtil em 2014 - Contextile, Portugal. O seu trabalho desenvolveu-se entre Arte e Design, intercetando pintura, desenho, têxtil e vídeo. Interessa por trabalhar em espaços intersticiais entre as práticas contemporâneas de desenho e têxtil. Expõe regularmente desde 2002.

claudiamelo_bio

CLÁUDIA MELO
visitar website

Claudia Melo é docente na Escola Superior de Educação- Instituto Politécnico do Porto, Unidade Técnico Científica de Artes Visuais desde 2009. Curadoria e consultadoria artística para a Divisão da Cultura da C.M. Maia (2019 e 2020). Diretora Artística da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea em Guimarães (2014, 2018 e 2020). Curadoria para o projeto Europeu Magic Carpets (2018 a 2021). Diretora Artística na Porto Lazer, E.M C.M. Porto (Entre 2013 a 2018). Curadora independente. Desenvolve atividade artística desde 1996. Licenciada em Artes Plásticas Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

laranjo_bio

FRANCISCO LARANJO
visitar website

Concluiu o Curso Superior de Artes Plásticas na Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1978. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em pós-graduação (1981–83) e da Junta Nacional de Investigação Científica em Portugal, Holanda e Egipto. Foi ainda bolseiro do Instituto Goethe em Dresden, Alemanha (2000). Professor Catedrático da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, foi conferencista ou professor convidado em diversas universidades ou academias em cidades como Bilbao, Otava, Calgary, Daegu, Sheffield, Manchester, Istambul, Alexandria, Sófia, Paris e São Paulo. Expõe individual e colectivamente desde 1979 em Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha, Canadá, Índia, China, Coreia do Sul, Brasil, entre outros países. Membro integrado do i2ADS/FBAUP/ESMAE.