As reflexões surgidas nesta matriz metodológica conduzem a temas do presente que se encontram para além das versões oficiais sobre o mundo. A partir do conjunto de propostas recebidas foram organizadas três sessões que dão a conhecer alguns pontos de vista sobre: a obsolescência de um determinado tempo histórico, o misterioso papel da cultura suburbana nas artes plásticas e as inúmeras possibilidades criativas que algumas redes sociais permitem estabelecer nas práticas artísticas.
EARTHWORKS E OBRAS DE ARTE: CRIAÇÃO E DESTRUIÇÃO DA PAISAGEM AMERICANA
ELIANA SOUSA SANTOS
Arquiteta, curadora, professora convidada no ISCTE e membro integrado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Eliana Sousa Santos e Inês Moreira irão estar à conversa sobre determinados aspetos da recente viagem de Eliana Sousa Santos por obras de arte que deram visibilidade à exploração industrial e militar dos desertos Great Basin, Mojave, Chihuahua e Sonora, nos EUA. Entre projetos de Agnes Martin (1912-2004), Michael Heizer (n. 1944), Paolo Soleri (1919-2013), Robert Smithson (1938-1973), James Turrell (n. 1943), entre outros, encontram-se vestígios de atividades tecnológicas que expõe algumas das relações complexas entre a cultura civil e a cultura militar americana. A propósito desta viagem de 8000 km refletir-se-á sobre o conceito de viagem, de road trip e da passagem por lugares "assombrados pelo imaginário colectivo" como também impregnados de factos históricos que não permitem uma inversão de sentido.
extra-comentador convidada: Inês Moreira, Investigadora e Professora Auxiliar Convidada FBAUP
comentador: Sofia Ponte, Membro integrado i2ADS, Professora Auxiliar Convidada FBAUP
estudante phd: Maurício Alfaya, candidato ao Doutoramento em Arte e Design, FBAUP
Existe uma "arte sonora portuguesa" que fortalece o universo das artes plásticas e que presentemente anima relevantes debates académicos relacionados com a experimentação sonora, veja-se a recente exposição "Musonautas, Visões & Avarias. 1960-2010 5 décadas de inquietação musical no Porto", na Galeria Municipal do Porto. Esta conversa entre Hugo Oliveira e Rui Torres estará circunscrita à produção artística em Portugal, e no Porto em particular, a partir da década de 1970. Irá incidir sobre alguns aspetos experimentais e intangíveis das práticas criativas que têm vindo a estimular uma interação inédita entre as várias áreas artísticas. Hugo Oliveira e Rui Torres irão dar visibilidade a um conjunto singular de referências que contribuíram, e que contribuem ainda, para o fomento de manifestações artísticas transdisciplinares, para a experimentação editorial e para o desenvolvimento de estratégias de divulgação deste fenómeno no tecido social e cultural em redor.
extra-comentador convidado: Rui Torres, poeta/investigador e Professor Associado com Agregação UFP
comentador: Rute Rosas, Membro integrado i2ADS, Professora Auxiliar FBAUP
estudante phd: Bruno Ministro, candidato ao Doutoramento em Materialidades da Literatura da Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra
Get Hands Dirty - artistas plásticos influenciadores digitais
CRISTIANA FELGUEIRAS
Artista, blogger, maker
O YouTube é uma plataforma/rede social onde vários canais estão alojados com coleções de vídeos que servem como documentário de vida, como meio de comunicação e interação na internet. Para Cristiana Felgueiras artista, blogger e maker que fundou e gere o canal "Get Hands Dirty" (f. 2015), atualmente com mais de 350,000 seguidores, funciona também como uma galeria de exposição dos seus projetos. É a partir do Youtube que podemos igualmente ficar a conhecer o meticuloso processo de trabalho desta artista e de como tem vindo a contribuir para alargar os domínios da arte para o espaço digital. Nesta sessão Cristiana Felgueiras e Lídia Marôpo, investigadora em Ciências da Comunicação, irão conversar sobre o estimulante fenómeno de jovens artistas plásticos se transformarem em influenciadores digitais.
extra-comentador convidado: Lídia Marôpo, investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UNL) e Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal
comentador: Daniela Coimbra, Membro integrado do i2ADS, Professora Adjunta na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE)
estudante phd: Constança Babo, candidata ao Doutoramento em Arte dos Média na Universidade Lusófona do Porto.